31/10/2017 às 14:00 Matérias Casamento

Como é um casamento, na visão do fotógrafo

2056
5min de leitura

Como é um casamento, na visão do fotógrafo

O casamento é um momento mais incrível e aguardado na vida do casal. É um sonho muitas vezes planejado por anos, o que torna este momento único e fantástico, ao estilo de cada casal, do jeito que sonharam.

Independente do formato, podem ser eventos maiores, mais glamourosos, menores, mais íntimos, mini weddings, sofisticados, rústicos, entre muitas outras opções. O fato é que cada casamento é especial, personalizado, com o toque particular de cada casal, o que o torna único.

Vamos falar aqui neste post algo mais sobre o dia do casamento, da forma que o fotógrafo enxerga e registra este momento. Deixaremos para um outro momento para falar falar sobre assuntos como, book pré-wedding, save the date, book de casal, trash the dress, tipos de álbuns,  elopment wedding, entre outros detalhes.

Quando os noivos nos procuram, eles já têm algo predefinido sobre o que desejam da fotografia, do vídeo, e outros detalhes do casamento. Neste caso, cabe a nós apresentarmos como é o nosso formato, pois aqui gostamos de contar a história do casamento através das nossa imagens, com um começo, meio e fim, com cenas espontâneas, de emoção, de alegria, revelando o amor do casal, e não apenas um registro, e tudo isso só é possível quando se tem, além do domínio da técnica, expertise e know hall, e isso temos de sobra, pois já estamos na terceira geração de fotógrafos. Além de apresentarmos as tendências, o que há de novo, o nosso olhar, que também é único de cada profissional.

É sempre bom lembrar que o casamento é um trabalho em equipe, juntos, fotógrafos e noivos, definirão como será realizada a cobertura do evento. Se será apenas cerimônia e recepção ou se será mais completa, com cobertura do making of da noiva, do noivo, fotos pós-cerimônia, quantidade de profissionais, dentre outras variáveis, que não são poucas.

Quando é definida uma cobertura mais completa do casamento, a cobertura é quase full time, podendo evidenciar com mais veracidade detalhes, emoções, sentimentos, lágrimas, gargalhadas, enfim, momentos únicos.

A make da noiva, por exemplo, geralmente iniciamos perto da sua finalização, assim fica mais harmonioso com o restante do material, que mostrará produções muito próximas. E geralmente as noivas não querem ser fotografadas sem maquiagem, de "cara lavada". Logo após a noiva ficar pronta, fazemos uma série de fotografias como uma espécie de book da noiva, algo mais intimista. E aí cabe frisar, é muito importante que a noiva fique pronta com antecedência, para que seja possível fotografá-la no momento pré-cerimônia.

Geralmente fazemos essas fotos no hotel, na casa da noiva, no salão de beleza ou onde quer que ela esteja se preparando. Isso quer dizer que, ficar pronta com antecedência, possibilita às noivas uma sessão de fotos diferenciada e, consequentemente, uma noiva mais tranquila, preparada, pronta para o momento mais especial da sua vida.

Pois este é muito momento só da noiva, o momento de fotografar com calma e delicadeza, aquele momento especial que antecede o casamento. Após a cerimônia as fotos são sempre do casal, então aqui vai uma dica valiosa: Fique pronta com bastante antecedência para ter fotos lindíssimas antes da cerimônia iniciar.

Quando contratada e definida a necessidade de mais do que um fotógrafo, temos a possibilidade de fotografar em dois ou mais momentos ao mesmo tempo, que acontecem simultâneamente. Assim é possível que enquanto um fotógrafo está no making of da noiva, o segundo fotógrafo faça a cobertura do making of do noivo, fotografando e registrando os momentos de alegria com a família, comemorações com os amigos, entre outros sentimentos que são vividos neste momento.

Assim, ao mesmo tempo que estaremos na cobertura da noiva, também podemos cobrir o making of do noivo, em barbearias, em sua casa, ou onde quer que ele esteja se preparando.

Por isso é muito importante ter dois, três ou mais fotógrafos, pois enquanto um acompanha a noiva, outro acompanha o noivo e um terceiro pode estar na cerimônia acompanhando a montagem da decoração, a chegada dos convidados e as demais movimentações.

Com o tempo certo, com folga, após fotografarmos o making of da noiva, do noivo, podemos fazer imagens individuais de cada um, com tranquilidade e seguirmos para o local da cerimônia, com tempo para nos preparar, fotografar os convidados, madrinhas e padrinhos, pais, daminhas, pajens, decoração e tudo mais. Na sequência, a chegada do noivo e a tão esperada chegada da noiva. Então, tempo é primordial, faz total diferença. Desse modo, temos maiores chances de criar, de estar com a mente livre para captar e nos conectar com a emoção do momento, com menos correria e pressão.

Devemos nos concentrar ao máximo, principalmente, quando se iniciam os protocolos, com as entradas, a troca de alianças, o beijo, pois são momentos cruciais e não devem ser deixados de lado. Nestes momentos é que nos cobramos ainda mais, para sair da caixinha e produzir imagens criativas e espontâneas, claro, sem esquecer da foto tradicional.

Ao finalizar os protocolos, depois do jantar, brinde, corte de bolo, valsa, aí sim, é momento do casal relaxar e curtir. Conversar com os convidados, abraçar, beijar, pular, se divertir muito.

Neste último momento também ficamos mais relaxados, passada a tensão dos protocolos que acontecem muito rapidamente, agora ficamos ainda mais livres para criar.

Quando as fotos passam a se tornar repetitivas é o momento de encerrar o nosso serviço, pois tudo já foi registrado, todos os detalhes, todos os momentos mais importantes. Essa é a hora que vem a sensação de dever cumprido. E só então iremos até o casal para conversar, dizer o que foi feito e se querem mais alguma imagem, pois neste momento não há mais nada a ser fotografado.

** Este momento acontecerá apenas uma vez na sua vida!  **

Faça cada minuto valer a pena, e tenho tudo isso captado de forma incrível.

E aí, se identificou? Venha nos conhecer mais de perto!

Queremos conhecer vocês, conhecer a sua história. =D

Clique aqui para entrar em contato

Clique aqui para ver mais fotos e vídeos de casamento.

31 Out 2017

Como é um casamento, na visão do fotógrafo

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

book casais casamento curitiba filme filme de casamento fotografia fotografo fotografo de casamento making of noivos preparativos sonho vídeo wedding weddingday

Quem viu também curtiu

16 de Mai de 2018

Qualificação internacional de fotografia de casamento, e como foi fotografar na Europa

10 de Mar de 2022

Casamentos Award - Ganhamos o prêmio